Bonjour, Versailles (Paris) # Dia 2/6

Neste dia madrugámos. 6h30 da manhã já estavámos de pé, com muito sono, mas com um sorriso de orelha a orelha, porque íamos a Versailles. O termómetro apontava 6ºC e ameaçava chover, mas a vontade era imensa de ir. (E também estávamos munidos de guarda-chuva mini, capas da chuva e galochas!)

O metro de Paris, ao contrário do que se pensa pela quantidade de linhas, é super simples e rápido. Comparando com Lisboa, em que as estações do metro são mais apelativas e cada uma conta uma história, as estações de Paris são todas iguais, com corredores estreitos e despidos de decoração.

Para ir para Versailles apanhámos o metro de Crimée até Invalides e de seguida o RER C até Versailles Château/Rive-Gauche. (Atenção que há outra paragem com o nome de Versailles e essa não vos leva até ao Palácio.) O RER C é uma espécie de comboio suburbano, simples e rápido.

Chegando à estação, o Palácio fica a uns 2 quarteirões de distância, muito pertinho.

E voilà!

DSCF5100 (2).JPG

Damos de caras com isto.

(Ok, um Palácio, um jardim … E era preciso uma semana para ver todos os detalhes!)

Caso tenham menos de 26 anos não comprem bilhete, é gratuito! (Parecido em Portugal, cof cof. Este e outros monumentos são gratuitos para os jovens/estudantes, aproveitem!)

DSCF5101 (2).JPG

DSCF5102 (2).JPG

DSCF5103 (2).JPG

Decidimos começar pelo Palácio. A decisão foi tomada devido aos horários:

  • Palácio de Versailles | 9h-17h30
  • Palácio de Trianon e Domínio de Maria Antonieta | 12h – 17h30
  • Jardins e Parque | 8h-18h

O Palácio encerra à 2ºfeira e como ao fim-de-semana devia ser caótico, optámos pela 6ºfeira.

15.JPG

DSCF5126 (2).JPG

DSCF5178 (2).JPG

DSCF5227 (2).JPG

O Palácio é um ex-líbris da cultura francesa e também do estilo Barroco. Mandado executar pelo ‘Rei Sol’, Luís XIV, um dos mais excêntricos reis da História, no século XVII. Foi um exemplo na época e foi inúmeras vezes, tentativa de cópia. Foi projectado pelo arquitecto francês Louis Le Vau, sendo concluído por Jules Hardouin-Mansart, após a sua morte.

DSCF5258 (2).JPG

17.JPG

A Galeria dos Espelhos é o espaço mais visitado e é impossível apreciar como deve ser, devido à afluência de turistas. Mas é aqui que os queixos caiem.

DSCF5304 (2).JPG

Por curiosidade apenas, o Palácio de Versailles possui uma ampla extensão que ocupa mais de 100 hectares, possuindo 700 quartos, 352 chaminés, 1250 lareiras, 67 escadas, 2153 janelas e um parque de 700 hectares. (Coisa pouca portanto.)

DSCF5397 (2).JPG

Os jardins de Versailles estendem-se em vários hectares e, devido à sua extensão, não visitámos tudo. (Dor de pés, muito frio, horário …) Mas valem muito a pena, em qualquer estação do ano.

19.JPG

Foram concebidos por André Le Nôtre, em 1661 e mais tarde, modificados e terminados por Jules Hardouin-Mansart. São os típicos jardins ‘à francesa’.

20.jpg

(E sim, os jardins são super românticos!)

DSCF5466 (2).JPG

DSCF5509 (2).JPG

Depois de almoçarmos uma bela baguette com queijo, partimos para o Grand Trianon.

DSCF5577 (2).JPG

” Construção de estilo italiano com mármores de Carrere e de Languedoc, o Grand Trianon, construído de 1687 a 1688 por Jules Hardouin-Mansart, constituía a residência de lazer de Luís XIV e da sua família.” (texto do panfleto do monumento)

22.JPG

O Petit Trianon e o seu parque, que a seguir visitámos, estão ligados a Maria Antonieta, oferecidos pelo seu marido, Luís XVI.

DSCF5619 (2).JPG

O famoso Templo do Amor … Apaixonámo-nos por ele!

24.JPG

25.JPG

DSCF5627 (2).JPG

E por último a Vila de Maria Antonieta.

26.JPG

Regressámos ao hotel exaustos! Talvez foi dos dias em que caminhámos mais. Não sentíamos os pés, mas valeu tanto a pena. A Sofia estava em êxtase e confessou que foi o lugar preferido da viagem. (Já eram alguns anos a desejar conhecer Versailles!)

Até breve,

Sofia e Sérgio.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s