Escaroupim, uma aldeia avieira

-‘Vamos onde?’
-‘Nem sei, onde te apetece ir Sofia?’
-‘Tá sol, hum … algo com rio ou mar.’
-‘E perto, por isso já sei onde vamos. ‘Bora!’
IMG_3549 (2)
Ponte Rainha Dona Amélia
Alguém adivinha onde nos estávamos a dirigir?
Escaroupim – foi a nossa escolha.
Ora bem, Escaroupim é uma aldeia piscatória situada na margem sul do Rio Tejo, que pertence ao concelho de Salvaterra de Magos.
IMG_3544 (2)
A 15 minutos de Azambuja e 25 minutos de Santarém, escondida no mapa, no coração do Ribatejo, é sem dúvida um ponto de passagem que aconselhamos a todos que gostem de campo, rio e tranquilidade.
Foi num Domingo de bastante sol que resolvemos dar um saltinho a esta bela aldeia avieira. Tínhamos pesquisado sobre aldeias históricas da região e foi assim que chegámos ao Escaroupim.
IMG_3553 (2)
IMG_3555 (2)
A viagem foi relativamente curta. Chegámos depois de almoço e começámos a explorar o local. Uma aldeia bastante pequena, não mais do que 20 casas (será?), com uma arquitectura bastante castiça.
Na zona mais junta ao rio podemos encontrar casinhas de madeira típicas da região, pintadas às cores, que a julgar pelos arranjos, foram recuperadas à relativamente pouco tempo.
IMG_3656 (2)
IMG_3615 (2)
E porque é que ela se apaixonou pela aldeia?
“Escaroupim é uma típica aldeia piscatória, formada em meados dos anos 30. Alves Redol chamou “nómadas do rio” a estas famílias que durante os meses de inverno se deslocavam de Vieira de Leiria para o rio Tejo, para as campanhas de pesca de inverno, regressando no verão à sua terra natal, para pescar no mar. Alguns destes pescadores foram ficando pelas margens do Tejo, formando pequenas povoações piscatórias ao longo do rio.” (texto retirado de Aquapolis)
Pois é, os pescadores vinham da Praia da Vieira, uma praia muito querida para ela. (Prometemos fazer um post sobre essa praia qualquer dia.)
IMG_3573 (2)
1
Podem desfrutar da paisagem, um pouco selvagem ainda, dos mouchões (ilhéus situados no rio Tejo), do rio e da vegetação.
Apanhámos maré baixa. Não sei qual terá mais encanto, mas assim conseguimo-nos sentar bem pertinho do rio.
IMG_3644 (2)
2
Mas desenganem-se se isto era um paraíso sem pessoas, porque estava com alguns ‘turistas’. Talvez fosse o normal, ou não, porque mal o sol põe um pé de fora, saímos das nossas tocas à velocidade da luz. Haviam barcos a sair, para passeios do Tejo, algo que até temos alguma curiosidade em fazer.
IMG_3638 (2)
3.jpg
Percam-se por aqui e respirem fundo.
E o melhor de tudo? Não é a única aldeia avieira pelas bandas. Têm que visitar também a Palhota, do outro lado do rio, que pertence ao concelho do Cartaxo.
IMG_3726 (2)
4.jpg Depois de visitar o Escaroupim seguimos em direcção a Salvaterra de Magos. sempre pela estrada mais junto ao rio e por isso fizemos algumas paragens – como esta na fotografia em cima e uma especial na fotografia em baixo.
5.jpg
Em Salvaterra acabámos por entrar numa feira de artesanato, não propositadamente mas porque estacionámos perto da mesma. E lá fomos cuscar.
A Sofia não conhecia a zona e Salvaterra era um ponto de passagem obrigatório. Como pretendíamos comer algo e refrescar a garganta, instalámo-nos num café bastante conhecido da vila – Cabana dos Parodiantes.
6.jpg
As imagens não fazem jus ao lugar, mas o café estava cheio e foi complicado tirar fotografias.
A Cabana dos Parodiantes conta com mais de 40 anos e foi buscar ao mítico programa radiofónico dos Parodiantes de Lisboa inspiração para o nome da casa. A influência do programa nota-se também na ementa com um bife que se apresenta à Patilhas e Ventoinha. No entanto, destaca-se por outros pratos, em especial os de enguias.
7
E claro, também tinha que ter um doce tradicional – o barrete. Óbvio que ela tinha que experimentar.
IMG_3742 (2)
Já alguém visitou a aldeia do Escaroupim? E a de Palhota?
Até ao próximo post,
Sofia & Sérgio
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s