Coches, Tejo e Petiscos

Um dia destes fomos passear, sem destino planeado. A meio do caminho para Lisboa lá nos entendemos no rumo a tomar – Belém. Era fim-de-semana de Open House Lisboa, um evento em que vários espaços arquitectónicos abrem as suas portas ao público gratuitamente.

Aqui ficam 5 dicas do que fazer na zona de Belém:

1# MUSEU DOS COCHES

IMG_5978 (2)

O novo edifício do Museu dos Coches é constituído por um pavilhão principal com uma nave suspensa e um anexo, com uma ligação aérea, que assegura a circulação entre os dois edifícios. A disposição espacial destes corpos cria uma espécie de pórtico que aponta para uma praça interna, para onde também se viram as construções antigas da Rua da Junqueira.” (Texto retirado do site do Museu).

IMG_5988 (2)

IMG_6007 (2)

Os Coches eram, vulgarmente, obras de grande aparato, esculpidos em superior madeira ao melhor estilo do barroco e enriquecidos com os materiais mais preciosos como ouro, prata, veludo e ornamentados de pinturas.

Reconhecendo a enorme importância, tanto de valor artístico, como de cultural desta forma de expressão artística, a Rainha Dona Amélia  reuniu um riquíssimo espólio datado do século XVII ao XIX no Museu dos Coches Reais. Abriu portas em 23 de Maio de 1905, no Picadeiro Real do Palácio de Belém, uma antiga escola de arte equestre, construída em 1726.

Hoje a maior parte da exposição encontra-se no novo museu, restando apenas 8 exemplares no antigo museu.

IMG_5987 (2)1.jpg

Agora crucifiquem-nos ou não, os coches são maravilhosos, peças únicas, mas o museu não. Pode ser uma obra de valor arquitectónico, ao nível espacial e urbanístico, mas não ao nível da materialidade. Não tem de ser estilo barroco a combinar com os coches, mas sentimo-nos realmente num armazém a ver peças em segunda mão. Será realmente considerado um monumento algo apenas pelo seu conteúdo? Fica no ar.

IMG_6053 (2)

Como chegar? 

Avenida da Índia nº 136 1300-300 LISBOA

2# PASSEIO JUNTO AO TEJO E O MAAT

Um dos spots preferidos do momento. O Tejo, o fantástico museu MAAT, o sol, a ponte …

IMG_6065 (2)

IMG_6066 (2)

IMG_6071 (2)

3# PASTÉIS DE BELÉM

Seria impossível passar à frente daquele sítio e não parar. Comemos 2 cada um, assim de uma só vez. Seria um crime comer só um, não é? 

IMG_6096 (2)

IMG_6098 (2)

4# JARDINS DO PALÁCIO DE BELÉM

– ‘Porta aberta para o Museu da Presidência, ‘bora espreitar?’ Claro. Era uma Feira do Livro e aproveitámos para dar uma espreita aos jardins.

IMG_6123 (2)

IMG_6109 (2)

Outrora palácio de reis, o Palácio de Belém é hoje monumento nacional e também a sede da Presidência da República Portuguesa, bem como a residência oficial do Presidente da República.

IMG_6124 (2)

5# MERCADO DE ALGÉS

E onde acabar o dia, a petiscar e a ver a bola? Como era relativamente perto fomos ao Mercado de Algés. Manjámos um caco na tábua de alheira de caça, no espaço NATÁBUA. A Sofia gostou, já o Sérgio nem por isso. Ficam as opiniões divididas. Mas em relação à renovação do mercado, aprovamos!

IMG_6154 (2)

IMG_6157 (2)

Até ao próximo post,

Sofia & Sérgio

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s