Ciao, Milano! # Dia 2/3 – Parte I

Acordámos cedo. Tomámos o pequeno-almoço no relax, sem pressas. Para quê? Estamos de férias. Ai, como a vida é tranquila, paz … E eis que nos apercebemos que estávamos 1 hora atrasados e porquê? Porque não actualizámos nenhum relógio para a hora local. Bonito serviço. Afinal vamos lá dar uma corridinha, senão vamos ver a Duomo de Milão na fila de espera! 

E sim, a fila era gigante. Primeiro temos que nos dirigir à bilheteira (exterior à catedral, à direita), tirar senha para comprar o bilhete (12€ cada um, com direito ao terraço via escadaria, catedral, área arqueológica e museu) e só depois seguir para a fila da Catedral. A fila do terraço é novamente pelo exterior.

IMG_6612 (2)

Enquanto esperávamos na fila, apreciávamos a praça, linda mas linda, mesmo com o tempo cinzento. E a ambiência do Natal dá um toque mágico, sem dúvida.

IMG_6805 (2)

IMG_6613 (2)

“Não é possível pensar em Milão sem pensar na sua catedral por excelência: o Duomo. Uma das mais belas catedrais góticas do mundo, a sua construção começou em 1386 onde antes existiam as igrejas de Santa Tecla e Santa Maria Maggiore e durou mais de 400 anos. O Duomo foi toda construída com o maravilhoso mármore branco-rosa de Candoglia (no Lago Maggiore) que viajava através dos canais de Milão e chegava em um laguinho praticamente atrás de onde hoje é a igreja.” (texto retirado de Milão nas Mãos)

IMG_6627 (2)

IMG_6638 (2)

É a única igreja no mundo a ter a própria pedreira, para que a sua conservação seja tão fiel quanto à original. 

IMG_6649 (2)01IMG_6703 (2)

O terraço é sem dúvida alguma o ponto alto da viagem. Literalmente. Tem uma superfície de 8.000 metros quadrados, feita com mármore de Condoglia e muitas turistas.

IMG_6707 (2)03.jpgIMG_6716 (2)

Sabiam que é a quarta maior igreja do mundo? E que demorou mais de 400 anos a ser construída? A igreja começou a ser construída em 1386 e só foi finalizada no século XIX.

IMG_6722 (2)04.jpgIMG_6725 (2)

Atenção: É necessário ter, mesmo no verão, os joelhos cobertos e algo sobre os ombros para poder visitar a catedral. Eles vendem fatos próprios para os mais esquecidos ou distraídos! (Nós fomos no Inverno e íamos vestidos que nem ursos polares …)

IMG_6757 (2)

IMG_6747 (2)

IMG_6770 (2)

Foi neste momento das fotografias na fachada principal que nos apercebemos da quantidade de pessoas que ali estavam. Eram aos milhares, tudo se atropelava e haviam engana-turistas por todos os lados. Sentimo-nos tensos e com vontade de sair dali. Temos mesmo muita pena de não ter aguentado aquele turbilhão de gente, porque queríamos ter apreciado melhor a Catedral.

Atenção ao golpe do “toma lá milho para dares aos pombos …” Não se esqueçam que nada é de graça e às vezes certos objectos têm pernas. 

IMG_6814 (2)

IMG_6819 (2)

E o mesmo aconteceu na Galeria Vittorio EmanueleEram mais que as mães.

Construída entre 1865 e 1877 com tecto de ferro e vidro, seguindo as tendências arquitectónicas da Europa naquela época, o edifício hospeda ainda hoje cafés e restaurantes históricos de Milão e lojas de moda. Era por ali que os burgueses desfilavam, conversavam e jantavam antes dos espectáculos do Teatro alla Scala.

IMG_6841 (2)

IMG_6847 (2)

IMG_6849 (2)

Um dos pontos de paragem obrigatória nesta zona é a padaria Luini, conhecida pelos seus panzerottis. O que são panzerottis? São pães com recheios variados, onde o queijo “mozzarela” e o “pomodoro” são os ingredientes principais. São tão mas tão bons, que aconselhamos a provarem vários, visto que também não são nada caros. A fila era enorme (norma) mas o atendimento foi super rápido, pelo que entre uma conversa e um check das fotos tiradas, passou num instante.

IMG_6827 (2)

IMG_6829 (2)

Uma pequena curiosidade! Tivemos mais olhos que barriga e fomos seduzidos por um Calzone que tinha um óptimo aspecto, mas cujo sabor não era o melhor. Porquê? Porque tinha anchovas e não sabíamos.

IMG_6835 (2)Panzerotti

IMG_6832 (2)Calzone

Comemos sentados no adro de uma igreja, numa praça, junto à padaria, ao som de um cantor de rua – Piazza de San Fedele.

IMG_6830 (2)

IMG_6837 (2)Chiesa de San Fedele

(Continua numa Parte II…)

Sofia & Sérgio

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s